Em que você realmente acredita? Não pergunto sobre religião, sobre mitos ou lendas, mas em você, o que você realmente acredita? Quantas foram as vezes que passamos por estes momentos em nossas vidas pessoais ou profissionais, momentos em que temos que avaliar qual será a próxima decisão a ser tomada e qual será o resultado desta decisão, é ai que geralmente fica o ponto, quanto desta atitude vai impactar na família, nas nossas ou nas dos outros colaboradores, proprietários e acionistas.
Como gestor passamos por isto a todo momento, um projeto que não deu certo, "Caramba como eu não vi isto acontecer", "como não percebi isto na equipe", geralmente quando estamos olhando só com a razão ou o oposto também é verdadeiro só com o coração, não percebemos o impacto e o que ele está causando nas pessoas que nos rodeiam, o desafio é ser ponderado, é ver com o coração e com a razão, afinal estamos falando de empresas e projetos que são geridos e preenchidos por seres humanos, que por mais que estejam preparados e qualificados são uma pilha de emoções e sentimentos, mesmo que controlados, eles estão ali, medo, justiça, alegria, amor.
Manter o equilíbrio é fundamental, minhas crenças e valores têm que estarem bem definidas afinal serei guiado por elas, assim como da instituição onde estou para que todos sejamos guiados por elas em nossas decisões operacionais.
Caso isto não aconteça ou não esteja alinhado, inconscientemente gera um conflito prejudicial pois hora me guia em uma direção e hora em outra, deixando as pessoas que nos rodeiam confusas. O sucesso de um empreendimento depende tanto disto quanto de uma boa oportunidade, de uma sacada de uma ideia genial.
A gestão de pessoas é um grande diferencial competitivo em um mercado onde cada vez mais as pessoas são admitidas por competência e demitidas por comportamento (não lembro quem foi mas ouvi de um dos mestres do MBA), antes de tudo tem um principio que é "só posso doar aquilo que tenho" a primeira pessoa a ser avaliada sou eu mesmo, são meus valores, minhas crenças, isto é minha força motriz, uma pessoa que passa no minimo 50% de seu dia acordado em prol de um sonho, de uma meta, de um objetivo e de uma empresa no minimo tem que passar em paz pois esta fazendo isto por ele mesmo ou por sua família..
Se a sua empresa ou a que você trabalha como gestor ainda não tem, crie e defina seus valores, este é um ponto importantíssimo entre outros para a saúde e motivação de uma equipe eficiente e eficaz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário