Outro dia falando com um grande amigo meu surgiu o assunto crise no setor, perguntei a ele como estava o setor que ele atuava e ele começou a falar como o ano de 2015 tinha iniciado diferente a procura tinha diminuído drasticamente, como consequência menos negócios foram fechados e o setor mostrava sinais de uma grande crise, após uma pequena pausa perguntei sobre a atuação do MKT na empresa dele e perguntei qual a postura, quais ações de mkt e propaganda estavam sendo executadas e qual a agenda para feiras e eventos do setor, email marketing etç.
Sua resposta foi um sorriso e um nada! Isto mesmo nada estava sendo feito! hora o resultado estava sendo proporcional ao esforço!!!!
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Parece algo simples mas aqui quero abordar a seguinte situação, Marketing e Propaganda, quando falamos em Mkt logo pensamos em ações o que na verdade é propaganda e propaganda por si só pode ou não surgir efeito, imagina que tenho uma aljava cheia de flechas e um arco, atiro um monte para todos os lados tentando acertar alguma coisa, nesta ação pode ser que alguma acerte algum alvo ou o alvo!!!
Agora, quando a propaganda é resultado de um planejamento a ação passa de coisa loca pode ser que da certo, para ação porrada de efeito fantástico!!
"Imagine Francisco, não tem nada a ver, tendo produto bom e vendedor preparado as pessoas compram, comigo era assim!"
Pessoas mudam hábitos mudam, com isto mercado, produtos e ações tem que mudar! Eu lembro que em minha região quando você ia negociar qual quer coisa com alguém e a proposta vinha acompanhada de um prazo de pagamento em várias parcelas as pessoas logo de cara falavam, em 10 x só na Mattric, hoje venda em 10 x é comum nos comércios locais, o que aconteceu? Pessoas mudaram e os hábitos também, algumas operadoras de cartões oferecem até 18 x.
Quando se trata de setor produtivo que envolve desenvolvimento de produtos é muito mais amplo do que parece, tanto no produtivo quanto no comercial o foco no cliente é o diferencial, tenho percebido que administradores estão planejando muito pouco e quando acontece geralmente o foco é no efeito esquecendo a causa!
Um planejamento envolve conhecer o público, região, idade, sexo, poder financeiro e hábitos, tudo isto com dados concretos o "eu acho" ou "pela minha experiência" produz dados errados, isto é facilmente detectado quando efetuamos a avaliação de cliente oculto, empresa com característica para um público e atendimento com produto para outro.
Entenda, no caso da moda do atacado para pronta entrega, não basta produzir um produto e colocar na loja, normalmente quando sou chamado para ministrar o curso de vendas Atacado é Show estamos apenas fazendo uma ação paliativa, a venda é consequência de um bom planejamento que envolve muitas áreas!
-Conhecer o lojista (público alvo) e saber, qual o tiket médio de compra, tempo para recompra, o tipo de produto que ele vende (para qual público), como eu sou visto por ele, o que ele gosta em minha loja, e quais outras marcas ele lembra (concorrente direto e indireto).
-Desenvolver produtos dentro deste público alvo, onde 70% do meu desenvolvimento foca nos produtos e preços que ele vem comprar, 20% produtos de baixo valor agregado e 10% produtos acima do tiket médio de compra que são os conceitos.
-Campanhas voltada para o estilo identificado (modinha, moda balada, dia a dia, jovem senhora , masculino etç).Campanhas em duas frente, para lojista cliente primário e consumidores finais clientes secundários.
-Equipe de venda preparada.
Claro que estas ações são desdobradas em muitas tarefas com metas especificas de resultado, este mix é o responsável pelo resultado positivo, isto é Marketing!!!!
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O que nos leva ao pensamento inicial, tenho uma aljava cheia de flechas, no primeiro exemplo atiro um monte de flechas aleatórias e vou verificar se por ventura alguma acertou o alvo, onde cada flecha tem um custo, se na média preciso atirar 50 flechas para acertar um alvo a um custo unitário de R$ 10,00 isto me custa no total R$ 500,00 por cliente.
Se por outro lado eu estudar o vento e saber qual a variável para a trajetória da flecha, a distância segura que garanta 100% de certeza que a flecha atinja o alvo, qual o tipo de flecha ideal para o alvo em questão, qual o modelo de arco apropriado, quanto tenho que retesar a corda do arco, como empunhar e saber a velocidade ideal, vou reduzir o erro a 1 por 25 ou seja a cada 25 flechas uma acabamos errando, isto me da um custo de R$ 10,416 por cliente!
Fica fácil saber quem vende mais não é mesmo? É um erro supor que o preço sozinho, ou a equipe de vendas ou seja qual for o fator isolado vai salvar a empresa, a solução é um conjunto de ações bem elaboradas, coordenadas e executadas!!!
Se sua empresa ou negócio parou de crescer, é sinal de que começou a morrer!!!
Quem você precisa para te auxiliar? Henry Ford o criador da marca Ford cercou-se de pessoas que sabiam o que ele não sabia!
O grande cientista Albert Einstein dizia que se continuar fazendo as mesmas coisa vai continuar tendo o mesmo resultado.
A mudança a inovação o desenvolvimento é como combustível, basta uma faísca para dar ignição e você administrador(a), proprietário(a), empreendedor(a) é o motor, de a partida e grandes coisas irão acontecer!
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