Meu erro
Além de inspiração, ouvir a experiência de outros empreendedores é também uma forma de aprender. Todos os dias empresários precisam tomar decisões e fazer escolhas e muitas podem levar a erros. O mais importante é aprender a superar esses problemas e dar a volta por cima, levando a experiência como saldo positivo. A pedido de Exame.com, 12 empreendedores contaram quais foram seus piores erros nos negócios e como deram a volta por cima.
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Errei no modelo do negócio
Marcelo Ostia, fundador do Grupo Camisetas da Hora, começou o negócio como uma revenda. Depois de algum tempo, percebeu que teria resultados mais concretos se virasse franquia. “Meu erro como empresário foi no planejamento no modelo de negócio. Precisamos remodelar todo o negócio, o que nos custou muito dinheiro. Foram quatro meses para remodelar, testar e dar andamento ao novo modelo e tivemos que investir 300 mil reais para a correção”, explica.
Fundada em 2005, no formato de uma loja para venda de camisetas pela internet, a Camisetas da Hora surgiu da iniciativa do empreendedor brasileiro Marcelo Ostia.
Após formatar um modelo de negócios lucrativo com a venda de camisetas engraçadas, estilosas e inteligentes, e construir uma trajetória de sucesso, criou um sistema de revenda de seus produtos em 2011.
Hoje, trata-se da maior rede de microfranquias de camisetas online do Brasil. Consolidada, a empresa possui forte estrutura para atendimento dos empresários que representam a marca. Com este crescimento, surge o Grupo Camisetas da Hora, do qual Marcelo Ostia é presidente.
Entre as inovações desta nova fase da empresa, está a criação de mais um formato de negócio lucrativo: as franquias físicas Quiosques Camisetas da Hora. A novidade visa atender a demanda de oportunidades geradas pelos eventos esportivos do Brasil que serão realizados nos próximos anos.
Errei no modelo do negócio(Francisco Matos)
O que mais pode ser acrescentado nesta lista? Tenho certeza que muitas outras coisas, mas vamos nós com estes casos que na grande maioria das vezes a ideia é ótima, pode até ser lucrativa mas quando o modelo de negócio esta errado fica difícil, geralmente erramos por não conhecer, fazemos uma ideia e bum planejamos e iniciamos, na nossa cabeça buscamos todas as alternativas de fracasso e sucesso, infelizmente nosso cérebro ávido por resultado positivo e por realização vê mais o sucesso do que o fracasso, nesta hora ninguém quer aquele amigo que é o advogado do diabo por perto, imagina procurar os pontos fracos!
Não basta informação parcial do negocio, tem que ir a fundo e buscar quem entende ou melhor quem já passou por isto ai sim, existem muitos casos de sucesso que abriram um negócio e depois no caminho mudaram, mas o percentual dos que fecharam é maior!
Sabe qual o problema de buscar alguém para auxiliar? Este mesmo o da mudança o ponto nevrálgico da coisa é a mudança, como Albert Einstein falou "se continuar fazendo as mesmas coisas vai ter o mesmo resultado".
Sabe qual o problema de buscar alguém para auxiliar? Este mesmo o da mudança o ponto nevrálgico da coisa é a mudança, como Albert Einstein falou "se continuar fazendo as mesmas coisas vai ter o mesmo resultado".
Não estava pronto para crescer
Para Nelcindo Nascimento, diretor geral da América Latina da 5àsec, seu maior erro foi não estar preparado para crescer. “No final dos anos 1990, a 5àsec obtinha um crescimento acelerado anual que girava em torno de 30% e 40%, chegando até 50%. Com este ritmo, a rede acabou crescendo sem a padronização necessária para manter a sua qualidade e sentiu a necessidade de realizar uma reestruturação nos processos internos”, conta. Para ele, “mais viável do que sair na frente da sua concorrência ou alcançar um grande número de lojas rapidamente é construir um negócio sustentável e duradouro”.
HISTÓRICO HÁ 19 ANOS EM OPERAÇÃO NO BRASIL, A 5ASEC POSSUI HOJE 430 LOJAS EM OPERAÇÃO, GARANTINDO À OPERAÇÃO BRASILEIRA A LIDERANÇA MUNDIAL EM NÚMERO DE LOJAS E EM FATURAMENTO, ATINGINDO A MARCA DE R$ 163 MILHÕES EM 2011.Nesse período, a marca obteve importantes reconhecimentos:
Em 2013, recebeu pela 11ª vez o Selo de Excelência em Franchising, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A iniciativa considera a qualidade e excelência das redes em sua atuação como franqueadora. Além disso, a concessão do selo estimula a melhoria do nível de atuação das empresas, por meio da valorização das boas práticas e do profissionalismo perante o sistema de franchising.
A rede também foi condecorada pelo 5º ano consecutivo em 2013 na premiação da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da Editora Globo, na categoria “Serviços de Conservação e Limpeza”. Esta é a quinta vez que a marca recebe o prêmio, sendo que duas delas foram no segmento de “Limpeza e Conservação”.
A 5àsec também foi reconhecida, em 2013, como uma das 25 melhores franquias do país, em pesquisa elaborada pelo Grupo Bittencourt, consultoria especializada em franquias. O selo “TOP 25 do Franchising Brasileiro”, foi concedido às redes que atenderam critérios como: número de unidades, representatividade no setor de atuação, Selo de Excelência da ABF, entre outros.
Não estava pronto para crescer(Francisco Matos)
Quantas empresas pequenas e familiares são criadas para crescer, dominar o mercado ser lideres de segmentos, arrasar com produtos e técnicas diferentes? Eu poderia aqui dar outros exemplos de resultados e palavras apropriadas, são muitas não é mesmo? Claro, mas quantas são criadas com intuito de padronizar para crescer? Isto mesmo quando não temos parâmetros não temos gestão nem crescimento, temos inchaço, o crescimento é visto pelo mercado como um fim em si próprio quando na verdade é consequência, tem uma pequena empresa? Quer crescer? Padroniza e planeja!
http://info.abril.com.br/noticias/carreira/fotonoticias/11-empreendedores-contam-como-superaram-seus-piores-erros.shtml
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